A SITUAÇÃO DO PLANO NACIONAL DA UNIMED

A SITUAÇÃO DO PLANO NACIONAL DA UNIMED

SINSJUSTRA REALIZA AGE INFORMANDO A SITUAÇÃO DO PLANO NACIONAL DA UNIMED;

 

 

Na Assembleia Geral Extraordinária realizada ontem dia 06/06/2023, com os beneficiários que possuem o Plano de Saúde da Unimed Nacional, com pauta específica para atualizar os últimos acontecimentos em relação a proposta encaminhada pelo sindicato visando a manutenção do plano.

Após decisão da Assembleia do último dia 15/05/2023, no qual foi encaminhada proposta para Unimed - PVH em conformidade com a disposição contratual no percentual total de 45,02% sobre o valor da mensalidade anterior (março-2023), que consiste no índice da ANS 15,50% mais o percentual do reajuste por sinistralidade de 29,52% houve o retorno da Unimed - PVH no qual não aceitou a contraposta e manteve a notificação de aviso prévio da rescisão contratual formalizada através do ofício 19/2023, ressaltando que o prazo de 60 (sessenta) dias está previsto para encerrar no dia 21/06/2023.

Diante de tal situação o Presidente do Sindicato Antônio Batista explanou toda a situação ressaltando a preocupação da entidade em buscar alternativas para suprir a rescisão do Plano Nacional dentre elas a migração para o Plano Estadual da Unimed - PVH que está em vigor, bem como informou ainda que foi mantido contato com GEAP SAÚDE, inclusive com a diretoria nacional em Brasília visando o quanto antes viabilizar o convênio.

Outro ponto importante foi solicitado aos sindicalizados que informe via e-mail do sindicato ([email protected]) se possuem beneficiários (dependentes) que se encontram em tratamento de saúde que não pode sofrer interrupção para que o jurídico do sindicato oficie e Unimed - PVH para que mesmo após a rescisão do contrato coletivo mantenha o atendimento com custo individual ao beneficiário, em obediência a legislação.

Seguindo a reunião foi ainda explanado em relação a sinistralidade cobrada pela Unimed - PVH correspondente ao período de 02/2022 a 03/2023, no qual segundo a justificativa da operadora foi o motivo que inviabilizou a continuidade do contrato, tal valor que corresponde a R$ 911.954,11 possui previsão contratual na cláusula 28.7 para ser assumido pelo contratante. O sindicato irá atuar juridicamente questionando tal obrigação mas deixou claro o Presidente Antônio Batista que existe a possibilidade do pagamento.

Por fim foi esclarecido ainda após dúvidas dos presentes em relação a portabilidade para fins de aproveitamento de carência no caso de mudança do plano, sendo que o sindicato divulgará o passo a passo no aplicativo da Unimed - PVH para que os beneficiários consigam o documento.
 
A Diretoria não está medindo esforços buscando uma solução para que os beneficiários que possuem o Plano Nacional tenham uma opção para não ficarem sem plano de saúde.

 

Fonte: A Diretoria.

Top