logo


SETEMBRO AMARELO E A LUTA PELA VIDA...

SETEMBRO AMARELO E A LUTA PELA VIDA...


A data 10 de Setembro de cada ano, é reconhecida como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A relevância e abrangência do tema, ganha destaque na lista de problemas priorizados da OMS (Organização Mundial de Saúde), pois é uma situação vivenciada de forma universal, devido sua incidência nas mais diversas culturas.

Neste período, redobram-se os alertas para o reconhecimento do problema e dos sinais de pessoas que podem tirar a própria vida. A abertura para reflexão do tema, propicia espaços que acolhem a circulação da palavra sobre os medos, estigmas, manejos e formas de enfrentamento do suicídio.

Os motivos que podem subsidiar um ato suicida são diversos, como o sofrimento intenso e duradouro, situações extremas de impulsividade, uso de drogas, bullying e alguns tipos de adoecimentos. 

Essa possibilidade ocorre a partir de uma “fenda" que desarticula pensamento e ato, e resulta em uma busca para extinguir a dor psíquica. Apresenta-se um cenário de guerra entre a vida e a morte, em que não deseja a morte, mas sim a liberdade do sofrimento pelo qual o sujeito sente-se enredado. Neste sentido, a morte passa a ser interpretada de forma distorcida, como o caminho mais viável, sem cogitar as perdas vinculadas ao ato.

Culturas menos protetoras apresentam-se como um dos fatores de risco, pois ao não compreender a dimensão do suicídio, ocorre uma tendência em interpretá-lo como um ato destinado para chamar a atenção das pessoas próximas, além de desvincular interferências do contexto socioeconômico, que impactam negativamente a vida de muitas pessoas.

A possibilidade do suicídio se apresenta como um problema a ser enfrentado. Este caminho é viabilizado pelo acolhimento das angústias da pessoa fragilizada, ampliação das perspectivas e soluções e sobretudo pelo encaminhamento para tratamento especializado.

ONDE BUSCAR AJUDA:

Centro de Valorização a Vida – 188

CAPS 3 MARIAS - Rua Equador, 2103 · Porto Velho – RO - Telefone:  (69) 3901-2815

CAPS II MADEIRA MAMORÉ - R. Elias Gorayeb, 2576 - Liberdade, Porto Velho – RO - Telefone: (69) 3216-7333

 

Daniele Regina Pacher
Psicóloga Clínica
CRP 24/01538

Top