logo


Cartilha orienta o servidor contra o assédio moral, sexual e virtual

Cartilha orienta o servidor contra o assédio moral, sexual e virtual


Publicada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso, a cartilha “Assédio Moral, Sexual e Virtual” está disponível gratuitamente em e-book para download. O documento informa sobre os direitos e deveres acerca da temática através de um linguajar simples, direto e fácil compreensão, além de conter ilustrações que orientam o leitor.

A cartilha contém um vasto conteúdo que aborda as características e tipos de assédio moral, sexual e virtual, atitudes que indicam estes abusos, o perfil do agressor, a etiquete no ambiente de trabalho, as principais causas e consequências dos assédios e as formas de prevenção e denúncias contra estes abusos.

Para o presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho da 14ª Região dos Estados de Rondônia e Acre (Sinsjustra), Antônio Batista de Souza, é importante com que os servidores estejam munidos destas informações e se manterem vigilantes a estas práticas e abusos no ambiente de trabalho. “A cartilha objetiva despertar a consciência das pessoas sobre comportamentos suspeitos e que muitas vezes passam despercebidos no nosso cotidiano. Entendemos que a prevenção, a conscientização e o combate a toda forma de assédio preserva o ambiente de trabalho ao ponto de torna-lo mais harmonioso e saudável”, reflete o líder sindical.

O assédio virtual é uma das novidades inseridas na cartilha uma vez que trata sobre o uso das ferramentas tecnológicas para a consumação do assédio moral ou sexual, com o objetivo de ofender, intimidar ou perseguir as pessoas. Este assédio pode se manifestar em pelo menos sete formatos: cyberbullying; cyberstalking; invasão de dados; sextorsão; silenciamento; discurso de ódio; e estupro virtual.

Ademais, o guia atende a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação recomendada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nos órgãos do Judiciário.

A cartilha completa pode ser baixada no link: (clique aqui).

Top