Sinsjustra promove Roda de Conversa e abre oportunidade para falar de suicídio e valorização da vida

Sinsjustra promove Roda de Conversa e abre oportunidade para falar de suicídio e valorização da vida


Em apoio à campanha Setembro Amarelo, o Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre (Sinsjustra) promoverá no dia 28 deste mês, ás 16h, uma Roda de Conversa para falar sobre Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio. O encontro será realizado na modalidade virtual, através da plataforma GOOGLE MEET – LINK: (https://meet.google.com/ieb-ykvt-mfb), sob a coordenação da psicóloga, Daniele Regina Pacher e, contará com a participação dos sindicalizados.

A iniciativa visa propiciar um espaço de diálogo para ampliação da reflexão sobre o tema, abordando os principais sinais que as pessoas demonstram ao viver uma crise, e, principalmente, sobre como ajudar a preservar uma vida.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Psiquiatria, são registrados em média 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Aproximadamente 96% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Para o presidente do Sinsjustra, Antônio Batista, o assunto é importante e deve ser abordado pela instituição. “Precisamos ensinar as pessoas a reconhecer os sinais de alerta e a buscar ajuda. Quanto mais se puder falar sobre suicídio, melhor para todos”, declarou.

Em todo o mundo, o mês de setembro é dedicado à conscientização sobre a prevenção do suicídio.  O Brasil aderiu ao movimento “Setembro Amarelo” em 2014 e no ano seguinte foi lançada no país a campanha com esse nome, numa iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Top