Fenajufe emite nota de solidariedade às vítimas das enchentes no sul do País
O Estado enfrenta uma das piores cheias dos últimos anos e contabiliza quase uma centena de mortes
A Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Judiciário Federal e Ministério Público da União – Fenajufe - vem a público manifestar solidariedade à população do Rio Grande do Sul acometida pela tragédia climática que atingiu todo o estado gaúcho vitimando centenas de pessoas e deixando milhares desabrigadas.
As tempestades que acontecem há mais de uma semana na região já devastaram grande parte das estruturas do centro urbano da capital gaúcha, das periferias e do interior do estado causando desalento, desamparo e mortes.
Diante de tal calamidade, a Fenajufe se soma a outras entidades e organizações de todo o País e lamenta profundamente a situação vivenciada pelas famílias que além de bens materiais, documentais e alimentícios perderam entes queridos e sequer conseguem chorar seus mortos.
Nesse momento de tamanha dificuldade enfrentada pela população do estado do Rio Grande do Sul, a Federação chama atenção de todas e todos para o despertar da ajuda humanitária, principalmente dos sindicatos de base, visando mobilização coletiva em prol das vítimas.
O estado gaúcho pede socorro!
Até a publicação desta nota, a defesa civil contabilizou a morte de 83 pessoas, 27Joana DarcMelo6 feridas e outras 111 desaparecidas e mais de 141 mil desabrigadas ou desalojadas. Ao todo, 345 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 850 mil pessoas.
A Federação reforça solidariedade aos gaúchos e deseja que as autoridades não negligenciem as causas que ocasionaram esse desastre climático instalado no estado e busquem investimentos urgentes na região para evitar novas e piores tragédias.
Acesse AQUI os canais de ajuda.